Peso na alma

Mariana Maia, aspirante da CM
Tenho a mania de abrir muitas abas no navegador, e a situação piora se são sites pesados, como Facebook, Youtube ou algum blog. Deixam o sistema lento, causam estresse, e dificilmente consigo resolver algo, a menos que reinicie ou desligue o computador.
Também quando nos sobrecarregamos de atividades ou insistimos em manter um pecado, um vício, um apego, a vida pesa, não temos força para realizar tarefas básicas do cotidiano, até nos arrastamos para rezar.
É muito útil lembrar-nos do princípio e fundamento dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola: "o homem é criado para louvar, prestar reverência e servir a Deus nosso Senhor e, mediante isto, salvar a sua alma; e as outras coisas sobre a face da terra são criadas para o homem, para que o ajudem a conseguir o fim para que é criado. Donde se segue que o homem tanto há de usar delas quanto o ajudam para o seu fim, e tanto deve deixar-se delas, quanto disso o impedem"¹.
Saber que podemos abandonar o que pesa na alma e nos afasta de Deus é motivador. Dói livrar-se do apego, mas é necessário e devolve-nos a força e o ânimo para prosseguir.
Salve Maria!