QUEM SOMOS

A mais antiga e tradicional associação de fiéis católicos da Igreja


Somos uma associação de católicos que se reúnem para viver e crescer na Fé e na vida da graça, obedecendo a uma Regra de Vida e com uma espiritualidade bem definida. Procuramos, de modo organizado, realizar um amplo trabalho apostólico em sintonia e unido à Hierarquia  e plenamente aderidos à Doutrina e Disciplina da Igreja Católica, ou seja, sentire cum Ecclesiae ("sentir com a Igreja"). 

Assim, o congregado torna-se um verdadeiro soldado a serviço da Igreja, bem formado, capaz de disciplinar-se na vida de oração e santificação pessoal, e pronto para o serviço na Igreja, seja oferecendo seu conhecimento por meio de palestras e catequeses, seja pelo incremento na vida de piedade ou ainda nas demais obras de misericórdia corporais e espirituais das Igreja. O congregado, enfim, torna-se alguém pronto para ser verdadeiramente católico e apostólico.


O congregado bem formado coloca-se a serviço na realidade onde se encontra, em um apostolado onímodo


Uma intensa devoção a Nossa Senhora caracteriza todos os congregados, efetivada por uma definitiva e pública Consagração à Nossa Senhora.


O congregado passa a fazer parte de uma grande família presente nos mais diversos lugares do país e do mundo.


A consagração liga o congregado a Nossa Senhora e a uma associação com mais de 450 anos de existência, espalhada por todo o mundo. A vida do Congregado Mariano não pertence mais a ele, pois a oferece a Deus com alegria, generosidade e gratidão, pelas mãos imaculadas da Virgem Maria, a quem se consagra. Esta consciência da identidade própria da Congregação Mariana é a força e a base do crescimento de nossa associação e do seu serviço à Igreja, sempre em estreito laço de fraternidade e de colaboração com outras associações e movimentos.

   Nossas fitas e medalhas


Os congregados marianos no Brasil são reconhecidos pela fita azul-claro que pende do pescoço, em cuja extremidade está uma medalha prateada ou dourada com a imagem em relevo de Nosso Senhor Jesus Cristo (de um lado) e de Nossa Senhora (de outro).


As admissões a cada estágio de pertencimento (aspirantado, candidatura e consagração) acontecem após um período de formação e participação nas atividades da Congregação. Mais do que um adereço, a fita é uma manifestação exterior de um importante processo interior que o congregado voluntariamente assume, um compromisso para toda a vida em relação à própria santificação e a prontidão para uma vida apostólica viva e madura.

A formação, inclusive, está presente em todas as reuniões da Congregação e abordam os mais diversos temas com um rigor e uma didática que dificilmente se encontra em outros grupos.


A formação permanente para a santidade e o apostolado é um dos aspectos mais importantes da vida do congregado.


A Congregação não é uma mera organização piedosa. As suas regras sempre deixaram isso claro: a Congregação é um corpo religioso que visa promover em seus membros fervorosa devoção, reverência e amor filial à Santíssima Virgem Maria e, através desta devoção, e com a proteção de tão boa Mãe, fazer com que os fiéis reunidos em seu nome sejam bons católicos, sinceramente empenhados em se santificar, cada um em seu estado de vida, e zelosos, quanto a sua condição de vida permitir, salvar e santificar seu próximo e defender a Igreja de Jesus Cristo.

Isso acontece em um ambiente sadio, onde diferentes gerações se encontram e têm a oportunidade de cultivar uma vida associativa com as mais diversas atividades e um convívio que estimula seus associados a experienciarem em comunidade sua vida de oração e serviço apostólico.


O convívio entre diferentes gerações e as atividades diversificadas da vida associativa são alguns dos diferencias da Congregação


O zelo pela santidade interior abunda no trabalho pelo próximo. Uma Congregação bem organizada conta com diferentes seções, cada uma devotada a alguma forma particular de apostolado, e cada congregado poderá escolher aquele cuja atividade melhor se adapte às suas oportunidades e inclinações.

Assim, nossa Congregação se divide em diferentes seções, além daquelas inerentes aos cargos de diretoria (presidência, secretaria e tesouraria). Há a Schola Cantorum, onde aqueles que gostam de cantar podem se aplicar no canto a serviço da liturgia, a Seção de Biblioteca, que mantém um precioso acervo de obras e registros históricos, consultado por acadêmicos de educação e história, a Seção de Marianinhos, que acolhe os filhos pequenos dos associados e visitantes para que também os pequenos possam receber formação adequada para sua idade, a Seção de Serviços Gerais, que cuida de nosso patrimônio e prepara nossa sede para as atividades, além de colocar-se à disposição da paróquia para colaborar em eventos e outras atividades que necessitem de suporte, a Seção de Eventos, que cuida de nossos momentos de confraternizações em geral. Além disso, nossa Congregação mantém de forma permanente e com dedicação de todos os associados a Campanha da Reza do Terço pela Família. Toda a Congregação também busca colaborar de forma especial em quaisquer atividades ligadas à piedade popular.

 

Os atos públicos de piedade e a liturgia são dois aspectos da religião pelos quais nossa Congregação nutre um especial apreço e busca colaborar de forma ativa


Muito mais poderia ser dito, porém o melhor a se fazer, caso você tenha interesse em conhecer mais sobre a Congregação, é entrar em contato conosco e fazer-nos uma visita. CLIQUE AQUI para falar com a gente.

Quer saber onde tudo isso começou? Conheça nossa história acessando ESTE LINK.