Peregrinos na terra


Mariana Maia, aspirante da CM.

Uma árvore, antes frondosa, agora exibe galhos nus, e suas folhas ocupam os cantos das ruas. Esta cena me chamou a atenção. A árvore em questão fica na casa de um dos vizinhos. Costumava vê-la ostentando a folhagem verde e sei que, após um certo período, esse cenário retornará. Serve para nos mostrar como as situações são passageiras neste mundo: alegria ou tristeza, consolação ou desolação, sucesso ou fracasso.

Um lanche especial ou uma festa davam-me certa alegria, criavam expectativa. Depois que acabam, vem até uma tristeza, pois desejamos que esses momentos prazerosos durem. São Josemaría Escrivá tem algo a dizer sobre isso: "sempre. - Para sempre! - Palavras muito manuseadas pelo esforço humano de prolongar - de eternizar - o que é gostoso. Palavras mentirosas na terra, onde tudo se acaba"¹.

Passaremos por momentos de consolação e desolação nesta terra. Lembremo-nos de que são temporários, para que não coloquemos nosso coração nas coisas terrenas nem nos desesperemos, pensando que a vida é apenas sofrimento sem sentido.

Salve Maria!

¹ http://www.escrivaworks.org.br/book/caminho-ponto-752.htm