A Mulher segundo o coração de Deus

Mariana Maia, aspirante da CM.
Sempre é tempo de meditar as virtudes da Virgem Maria e aumentar nossa devoção. É ela quem segura nossa mão para nos ajudar a nos manter no caminho de Jesus.
Ela é o modelo de discipulado cristão. Exemplo de amor, fé, humildade, obediência, pureza, paciência, sacrifício. O Papa Bento XIV inicia a bula "Gloriosae Dominae" com amáveis elogios à Mãe de Deus¹. Cada vez mais precisamos apresentar a Virgem Maria como referência segura aos fiéis (e também aos infiéis).
São crescentes os ataques às figuras sagradas², e destaco as ofensas à pureza de Nossa Senhora. O mundo despreza essa virtude e faz questão de demonstrar. Tenta negar ou desqualificar virgindade perpétua de Maria. Da mesma forma, não suporta sua humildade, seu serviço e sua entrega a Deus.
Não são só os pagãos que ferem o Coração Imaculado de Maria: também os protestantes, salvo algumas exceções, manifestam desdém por Nossa Senhora. Perdemos a conta de quantas vezes quebraram nossas imagens. É como se rasgassem, cuspissem, pisassem, queimassem o retrato de nossa mãe. Recordemos ainda nossas infidelidades (pecados, negligência, frieza), mais graves por partirem de filhos e devotos.
"Nossa Senhora é a nossa Mãe"³: uma palavra de São Pio de Pietrelcina, em um fato contado pelo padre Paulo Ricardo, define o atributo mais comovente de Nossa Senhora: ela é a Mãe celeste, que o Senhor nos deu enquanto estava crucificado (Jo 19,26-27), em mais um gesto de amor. São tantas as aparições nas quais ela exorta a humanidade, como filhos rebeldes, a voltarem para o Pai! Insiste na oração do Santo Rosário, como fonte de graças para nós. Uma devoção simples, acessível. Das humildes senhorinhas ao Papa, todos podem rezá-lo.
Quem se consagra a Nossa Senhora e vive com fidelidade tem um meio seguro para chegar a Deus. E, quando digo Deus, refiro-me ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Não me esqueci de que Jesus é o único mediador entre Deus e os homens (1 Tm 2,5), nem pretendo negar isso. Mas não anula o fato de que Ele nos deu a Virgem por Mãe, e que seu coração é o mais conforme ao do seu divino Filho.
Ela é a mulher segundo o coração de Deus. Sua virgindade de corpo aponta para a virgindade de alma, pois o pecado não a tocou. Ela, que é imaculada, estando livre da cegueira que o pecado impõe, pôde amar a Deus de um modo maravilhoso e servi-Lo de todo o coração.
Quis expressar a beleza e a majestade de Nossa Senhora, e já me desiludo, pois não conseguirei abordar suas glórias em apenas um texto (ou nem em um milhão de textos – "De Maria nunquam satis"). Santa Bernadette afirmou que, se alguém a visse uma vez, quereria morrer para vê-la novamente. Também disse: "não consigo achar bonita nenhuma imagem de Nossa Senhora, depois de ter visto a original"(4).
Ave, cheia de graça! Ave, flor mais bela do jardim de Deus! Ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria!
Salve Maria!
¹ https://www.manualdacm.com/p/gloriosaedominae.html
https://misericordia.com.br/lojas-renner-se-retrata-por-peca-de-roupa-ofensiva-a-nossa-senhora/
https://medium.com/do-contra/crist%C3%A3os-abandonem-o-banco-santander-7141861031f2