Fundada a CM de N. Sra. de Fátima e S. Paulo Apóstolo

As cerimônias de instalação, consagrações de seus membros e posse da primeira diretoria aconteceram no dia 8 de dezembro, na paróquia São Paulo Apóstolo, na cidade de Santos - SP.

Congregação Mariana


Ao início da Santa Missa das 17h, o assistente eclesiástico, Revmo. Pe. Ricardo De Barros Marques, leu o documento de criação da Congregação e sua nomeação como assistente da Congregação, assinado pelo Excelentíssimo snr. bispo diocesano, D. Tarcísio Scaramussa e pelo chanceler do bispado, Revmo. Pe. Vagner Argolo. 

Durante a Santa Missa, a Congregação desempenhouos ofícios de leituras, comentários, acolhida, preces, procissão de ofertas, coleta e música.

Após a celebração, nosso Revmo. Padre assistente revestiu-se da capa de asperges para acompanhar a Congregação nascente na procissão, enquanto os membros entoavam o hino de invocação do Espírito Santo, Veni Creator.

Durante a cerimônia, presidida pelo snr. Marcio Blois Teixeira CM, presidente da Confederação Nacional das Congregações Marianas do Brasil e secretariada pelo snr. Adriano Nascimento, presidente da Coordenação Regional das Congregações Marianas do Estado de São Paulo, foram admitidos quatro novos congregados marianos, dois novos candidatos e quatro novos aspirantes. Por meio de decreto foram agregados outros dois congregados que, anteriormente pertenciam à Congregação Mariana da Anunciação.

Seguiu-se então a posse da primeira diretoria da Congregação, que dirigirá os trabalhos durante o ano de 2019. Como presidente, assume o sr. Bruno Arena Inocencio; como vice-presidente o sr. João Pedro M. M. Silva; o secretário sr. Gabriel Valerio Silva; o tesoureiro sr. Victor Carlos M. Peres. Foram nomeados para os ofícios menores o sr. José Maria de Oliveira, como leitor, srta. Maria Antonia Steffen Rodrigues como porta-bandeira, sr. Lucas Purificação Rodrigues como bibliotecário e srta. Larissa Germano Thereza para a Promoção Social.

A cerimônia foi assistida por paroquianos, amigos, familiares e congregados das Congregações Marianas de N. S. da Anunciação de Santos, de N. S. de Lepanto de Ribeirão Pires e de N. S. das Mercês de Mogi das Cruzes.

SOBRE A CONGREGAÇÃO MARIANA
A mais antiga Associação Pública de Fiéis leigos da Igreja, fundada em Roma, no ano de 1563, está presente na cidade de Santos desde 1916. Seus membros são consagrados a Nossa Senhora e o sinal externo de sua consagração é a fita azul terminada por uma medalha com a efígie de Nossa Senhora e do Sagrado Coração de Jesus, que carrega sobre os ombros durante as orações, reuniões e na participação nos sacramentos.

Em Santos administra, por meio da Congregação Mariana da Anunciação, a Campanha Nacional da Reza do Terço, que já distribuiu gratuitamente mais de 90 mil terços com livretos explicativos para a Diocese de Santos, outras região do Brasil e do exterior.

Suas reuniões são abertas a visitantes, acontecem semanalmente e são compostas por momentos de oração comum e formação sobre diversos assuntos relativos à Igreja e à presença católica no mundo. O congregado mariano exerce as mais variadas formas de apostolado, seja na vida paroquial, no âmbito profissional ou na vida social e familiar, sob a proteção e patrocínio de Nossa Senhora.

CONGREGAÇÃO MARIANA DE N. S. DE FÁTIMA
Reuniões: Sábados às 14h
Endereço: R. Dr. Gaspar Ricardo, 226, José Menino, Santos – SP
Telefone e Whatsapp: 13 996397788
facebook.com/cmfatima

Fonte: Diretoria da CM de N. Sra. de Fátima e S. Paulo Apóstolo