Congregados: abnegados semeadores do bem!

Meados do século passado: transmissão radiofônica do Santo Terço diretamente de nossa antiga sede.
Discurso do presidente da Congregação Mariana da Anunciação, José Renato Leal, por ocasião da celebração do 99º aniversário da associação (12/03), realizada em 07/03/2015

Revmo Padre e assistente espiritual, Pe. Toninho, caros membros da Diretoria desta congregação, caros irmãos congregados marianos e os nossos amigos convidados a celebrar conosco, boa noite!

Comemoramos antecipadamente o aniversário de 99 anos desta associação, a ocorrer em 12 de março. Em 1916, um padre jesuíta, José Visconti, reuniu 12 jovens católicos com o intuito de formá-los para uma vida cristã conforme a espiritualidade da Congregação Mariana, uma associação de leigos presente em todo o mundo fundada no século XVI. Sob a orientação dos jesuítas, rapidamente se expandiu e ao longo dos anos desenvolveu uma longa lista de trabalhos em prol do crescimento espiritual desta Diocese e também trabalhos de promoção humana, dos quais destaco os esportes e a manutenção de uma escola gratuita de ensino regular e supletivo, a primeira do tipo a existir na cidade, chamada Santo Inácio. A respeito desta escola, destaco duas declarações, entre muitas, feitas por pessoas que a visitaram enquanto existia. Tais declarações também são a tradução do espírito que movia esta Congregação:

"Visitando mais de uma vez este estabelecimento de ensino levo a melhor das impressões. Não há palavras que possam bem traduzir o elogio que me vai pela alma, pela abnegação e devotamento dos distintos moços que aqui trabalham. Sacrificando horas de lazer, dedicam-se à educação moral e à instrução de quase uma centena de brasileiros que estariam condenados à ignorância se não fora o devotamento caridoso e patriótico dos moços da Congregação Mariana de Santos".

“’Casa de Deus! Casa de Virtudes! Casa de instrução’. São essas as palavras que afloram aos lábios dos católicos mineiros, ao entrarem na sede da Congregação Mariana de Santos. Deus abençoe os esforços desses abnegados semeadores do bem, que sacrificando interesses materiais e secundários que o mundo oferece, sacrificando as horas de merecido repouso, se dedicam aos interesses imortais da alma, aos negócios puríssimos de Deus, transmitidos para a alma de centenas de meninos, às luzes da religião e da ciência. Os embaixadores da União de Moços Católicos da Congregação Mariana de Minas trazem aos seus irmãos de Santos o seu abraço fraternal e carinhoso, saudando-os com o coração e agradecendo ao Altíssimo a graça que lhes proporcionou de viverem alguns momentos essa vida santa, edificante, que se vive na sede desta exemplar Congregação. Salve congregados marianos de Santos".


As tradicionais associações de leigos, como a Congregação Mariana, a Pia União das Filhas de Maria, o Apostolado da Oração, a Legião de Maria e outros, fazem parte da história da evangelização desta cidade e deste país e nós devemos em parte à perseverança destas associações o fato de hoje podermos dizer que temos Fé, que existe um Deus, que se encarnou por meio da Santíssima Virgem Maria.

Entretanto, espalhou-se num determinado momento a ideia de que as associações tradicionais deveriam dar lugar a outras modalidades de apostolado, dar lugar não no sentido de atuar junto, mas sim de deixar de existir. Tal pensamento não corresponde a realidade da história da Igreja no Brasil. Falo pela Congregação Mariana, mas alguém do Apostolado ou de outra associação diria o mesmo sobre seus grupos: Há muitas congregações marianas em atividade e onde quer que a Congregação Mariana tenha se instalado conforme a Regra de Vida e sob o apoio da autoridade eclesiástica, ali floresceu a catequese, floresceu a liturgia, floresceu as obras de caridade, floresceu o comprometimento, a oração, o espírito de união. O Espírito Santo suscita no seio da Igreja as pastorais, os movimentos e as associações, de modo que elas, dividindo e multiplicando o apostolado, nunca subtraem, mas sempre somam. Quando estamos na Fé verdadeira e queremos o bem, a soma de forças sempre gera mais força para todas as partes. Quando a Congregação Mariana cresce, ela cresce não apenas para si, mas também ajuda a crescer a todos os grupos que estão unindo forças com ela. Isso vale para nós, vale para o Apostolado, Legião de Maria, Renovação Carismática, Mãe Rainha e todos os grupos desta paróquia. Como isso é possível? Com a graça de Deus, mas que requer de nós uma abertura, um passo adiante, um gesto de boa vontade. Conheçam a Congregação Mariana, pesquisem a respeito. Ela deu muitos santos e santas (muito mesmo) para nossa Igreja e contou sempre com o apoio dos Papas, a ponto de existirem duas encíclicas papais escritas para tratar única e exclusivamente da Congregação Mariana. Procurem saber, informem-se. Estamos aqui para ajudá-los neste sentido.

Maria é o centro de nossa vida espiritual, porque onde está Maria, está Cristo. Entramos no Coração de Jesus por uma porta e esta porta é Nossa Senhora. Sejam devotos conscientes e comprometidos de Maria e sua vida terá mais consolação e a esperança de sua salvação eterna será mais clara. Amem Nossa Senhora. Nunca foi por ela alguém desprezado, se confiante a ela tiver suplicado: “Minha mãe, rogai por nós”.

Para encerrar minha fala, convido vocês a participarem das atividades desta Congregação. Não é preciso ser um congregado para participar, visitantes são bem-vindos em tudo que fazemos. Logicamente se ocorrer de alguém desejar ingressar na Congregação, receberá o auxílio e conhecimento para tanto. E deixo com isso um 2º convite: sejam congregados marianos. Parafraseando São Luis Maria de Monfort, sejam congregados marianos conforme nossa Regra de Vida e vocês abençoarão, no último instante de vida, o dia e a hora em que acreditaram em mim. Obrigado pela presença! Salve Maria!