Congregados Marianos na Festa de Santo Inácio

Por Bruno Arena
Alguns de nossos congregados estiveram presentes na Festa de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus, padroeiro da Comunidade de mesmo nome, no bairro da Aparecida, em Santos. 

A festa teve início com procissão às 9h30, no último domingo (05-08), na Praça do BNH-Aparecida, com grande presença de membros da comunidade, alguns de nossos congregados marianos e zeladoras do Apostolado da Oração da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Igreja Matriz paroquial da qual faz parte a comunidade Santo Inácio.

Diante da imagem de Nossa Senhora das Graças, situada em lugar de destaque no logradouro, o congregado mariano José Renato fez uma curta motivação e deu-se início a marcha dos fiéis, que varou o conjunto habitacional, atraindo atenção dos locais. 

O andor de Santo Inácio, ricamente ornado por pios organizadores do evento, foi carregado em meio a cânticos e hinos tradicionais, intercalados por orações. A procissão se estendeu até o Colégio dos Andradas, onde normalmente é celebrado o Santo Sacrifício da Missa, e repetido nesta oportunidade de forma solene, guardada a simplicidade do lugar e condições de que dispõem.

Chegando às portas do Colégio, o santo foi recebido com palmas e vivas, e foi vista uma chuva de papel prateada, lançada sobre o andor por fiéis. A cena da homenagem, o empenho, o zelo e a piedade, associada à simplicidade e devoção dos fieis, foi capaz de comover este que vos escreve.

A procissão foi acompanhada pelo reverendíssimo Padre João Benito Godoy Carnevalli, CMF, sacerdote celebrante desta Santa Missa. Durante o sermão o Revmo. Pe. recordou, entre as obras de Santo Inácio, o fato de que seu grandioso legado, a Companhia de Jesus, foi e é um grande celeiro de vocações de grandes santos, de tal forma que dela promanaram mesmo outras ordens religiosas, citando como exemplo a ordem da qual ele mesmo faz parte, a Congregação dos Missionários Claretianos, fundada por Santo Antonio Maria Claret, vocacionado jesuíta - este que inclusive foi também congregado mariano (N.E.).

Ao final da Santa Missa foi reunido o contingente dos integrantes das associações religiosas presentes, do Apostolado da Oração e da Congregação Mariana, esta que conta também com o senhor seminarista diocesano Felipe Sardinha, que esteve presente na Festa. Deste momento foi feita a imagem que ilustra este artigo.

A Congregação Mariana, nascida no seio da Igreja, tendo sido acompanhada por séculos pela Companhia de Jesus, se alegra em poder estar presente neste evento em louvor de tão grande santo, bastião da Pregação do Evangelho de Nosso Senhor. 

Por Bruno Arena Inocencio, servo inútil de Nossa Senhora nesta Congregação da Anunciação de Maria Santíssima em Santos, São Paulo, aos 6 dias do oitavo mês do duomilésimo décimo segundo ano do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo. AMDG