História da Congregação Mariana [2]: revista Estrela do Mar, mar/1949

Págs. 60 e 61

Por José Renato                                                                                                                                               Clique na imagem para ampliar

A edição de março de 1949, de 36 páginas (excetuando capa e contracapa), foi, toda ela, dedicada a demonstrar a importância do Retiro Espiritual da vida do congregado mariano e o modo ideal de implementá-la. É impressionante a riqueza de detalhes, as descrições pormenorizadas de quando, como e por quem devem ser executados cada tarefa dentro do Retiro. Para que tenham uma idéia, com exceção dos títulos e subtítulos, todo o texto foi impresso na mesma fonte e tamanho que aparece na imagem e as páginas são maçicamente preenchidas de texto, abrindo espaço apenas para inserção de imagens. As congregações marianas, de posse desta edição, tiveram na época um roteiro completo de Retiro.

Impressionante também o zelo ardente, os testemunhos e a maneira extremosa, rigorosa, calorosa, com que os congregados eram convocados a tomar parte nos Retiros periódicos, num rigor tal que pode soar estranho aos ouvidos modernos e com uma disciplina que pode constranger a todos nós, atuais congregados. Devemos considerar que o zelo rigoroso foi tão somente proporcional à certeza que tinham da importância dos Retiros Espirituais. Fica aí como um desafio a todos nós.

Fonte da imagem: Biblioteca da Congregação Mariana da Anunciação, Santos/SP

Obs.: a imagem aparece com distorções, dado que não posso aplicar sobre o material uma pressão acima daquela que pode suportar sem danos, pois se trata de cadernos de mais de 50 anos. Farei o possível para que a digitalização seja a melhor possível sem comprometer a integridade dos documentos.