Circ.06/011

CIRCULAR DE AVISOS DOS ATOS PROGRAMADOS PARA O MÊS DE JUNHO DE 2011

IHS (Jesus) • AMDG (Para Maior Glória de Deus) • EM TUDO AMAR E SERVIR!


vídeo gentilmente cedido pela CM N. Sra. Sede da Sabedoria


DIRETORIA  reúne-se no dia 29, 2ª feira, às 20:15 horas, nas dependências sociais.
REUNIÕES SEMANAIS " às 2ª feiras, dias 6, 16 e 20, às 20:15 horas.


Parabéns pelos aniversários

natalícios
dia 9, Jandira Fontes Novoa
dia19, Maria Del Carmem Peres
dia 30, Anna Frascino Fonseca

de agregação
21/06/53, Luiz Alonso

de casamento
09/06/51, Idalina-Fernando Guilherme Martins
24/06/78, Waldyce-Antonio de Barros Lordedello




Atos programados

REUNIÕES SEMANAIS 2ª feiras, dias 6, 13, 20 e 29 (Diretoria), sempre às 20:15 hs.
Dia 3, PRIMEIRA 6ª FEIRA: Devoção ao SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS. Missa às 7:30 hs, seguida da exposição do Santíssimo Sacramento, para ADORAÇÃO dos fiéis até a missa das 19:30 hs.
Dia 4, PRIMEIRO SÁBADO: Devoção ao Imaculado Coração de Maria – Missa comunitária compromissal, às 19 horas, seguindo-se a confraternização nas dependências sociais.
Dia 5, domingo – ASCENÇÃO DO SENHOR.
Dia 9, 5ª feira - Beato JOSÉ DE ANCHIETA, SJ, apóstolo do Brasil.
Dia 12, Domingo – PENTECOSTES.
Dia19, Domingo – SANTÍSSIMA TRINDADE.
Dia 21, 3ª feira: SÃO LUIS GONZAGA, patrono secundário da Congregação e da Juventude.
Dia 22, 4ª feira: Início da NOVENA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, missa às 19:30 hs;
Dia 23, 5ª feira, Festa de CORPUS CRISTI, missa às 9 hs, seguida de adoração do Santíssimo Sacramento até a missa do 2º dia da novena às 19:30 hs;
Dia 24, 6² feira: Missa do 3º dia da novena às 19:30 hs;
Dia 25, sábado, missa do 4º dia da novena, às 19 hs;
Dia 26, domingo, missa do 5º dia da novena, às 19 hs;
Dia 27, 2ª feira, missa do 6º dia da novena, às 19:30 hs;
Dia 28, 3ª feira, missa do 7º dia da novena, às 19:30 hs;
Dia 29, 4ª feira, missa do 8º dia da novena, às 19:30 hs;
Dia 30, 5ª feira, missa do 9º dia da novena, às 19:30 hs;
Dia 1º de julho, 6ª feira – Festa do SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS. Missa vocacional, seguindo-se Adoração do Santíssimo, Hora Santa do Clero às 11 hs e Missa Solene às 19:30 hs.



O Sagrado Coração de Jesus
Jesus deu tudo pelos homens, até as últimas gotas de seu sangue, unidas com água. Seu Coração traspassado pela lança do soldado tornou-se o sacrário das divinas riquezas que derrama sobre nós as torrentes da misericórdia e da graça, o repouso às almas pias e o refúgio da salvação a todos os penitentes.



Após as revelações do Sagrado Coração a Santa Margarida Maria Alacoque, a festa, aprovada por Clemente XIII em 1765 para algumas dioceses, foi estendida a toda a Igreja por Pio IX em 1856. No começo do século XX, Leão XIII consagrou todo o gênero humano ao Sacratíssimo Coração de Jesus. Em 1928, Pio XI definiu a festa do Sagrado Coração como a característica de nossos tempos.
A festa tem o fim de render o obséquio de nosso amor ao amor infinito de Jesus e a digna satisfação ou reparação devida ao Coração de Jesus, pelos inumeráveis pecados cometidos sobretudo contra a Eucaristia. Muitas almas, fixando morada permanente no Coração de Jesus, são os holocaustos que confortam a Vítima Divina e lhe fazem a oferta agradabilíssima de suas mortificações e sacrifícios
A Festa
NOTA: a novena iniciada no dia 25 de maio, prossegue até o dia 2 de junho, véspera da festa do SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS.

O Culto
O culto ao Sagrado Coração, substancialmente, remonta aos Santos Padres, especialmente a São Bernardo, e delineou-se por obra de Santa Matilde, de Santa Gertrudes e de São Boaventura; em seguida, por obra dos Jesuítas, do B. Suso, de São Bernardino de Sena e sobretudo de São João Eudes (1601-1680), que obteve do Bispo de Remnes a celebração da festa.


DEUS É BOM!
Li, em algum lugar, e gravei sem esforço, o que alguém disse e brilhou lá dentro de mim: "O coração é o centro. Pelo intelecto, o ser humano é só espírito. Pelo apetite, ele é só animal". Conclusão: só somos gente humana se tivermos entendimento, car­ne e... amor ali no centro, no coração! Pensemos como é importante, então, o culto que a Igreja, Mãe e Mestra, tem ao Sagrado Coração de Jesus, a veneração ao Imaculado Coração de Maria e ao bo­níssimo Coração de São José! Em particular, cultuando o Coração de Jesus, nós todos confessamos que ele veio em carne (...), feito verdadeiro homem, agora Filho de Maria, Filho do Homem, como, eter­namente, Filho do Altíssimo! Então, nossa alegria é completa, como Ele quer que seja! "Ele se fez carne e habitou entre nós, e vimos Sua Glória, Glória como a do Fi­lho do Pai, cheio de graça e de verdade (...)" (Jo 1,14)! No mês do Sagrado Coração, é bom e suave deixar ressoar em nos­sos corações, o apelo de São Paulo: "Alegrai-vos sempre no Senhor! De novo vos digo, alegrai-vos! Vossa modéstia seja conhecida por todos! (...)" (Fl 4,4). Deus é bom! Bom demais!
Pe . Paiva, SJ
( MENSAGEIRO DO CORAÇÃO DE JESUS–JUN–2011-pag. 2).