Santo Sacrifício da Missa

MODO DE PARTICIPAR DA MISSA


Quantas coisas são necessárias para ouvir bem e com fruto a santa Missa?
Para ouvir bem e com fruto a santa Missa são necessárias duas coisas: 
 modéstia exterior e a devoção interior.

Em que consiste a modéstia exterior?
A modéstia exterior consiste particularmente em estar vestido de maneira digna (nada de roupas curtas, transparentes ou coladas) mas que seja de acordo com o local (bermudas, short’s, mini-saias, top’s não são aconselháveis); observar o silêncio e o recolhimento, e em estar, quanto possível, de joelhos durante a oração eucarística, desde o Sanctus até o início do Pai Nosso(Oração Dominical - Pater Noster), e depois do Cordeiro de Deus (Agnus Dei)  

Durante a santa Missa qual é o melhor modo de praticar a devoção interior?
O melhor modo de praticar a devoção interior é o seguinte:
1. Unir, desde o começo, a própria intenção à do sacerdote, oferecendo a Deus o Santo Sacrifício para os fins por que foi instituído;
2. Acompanhar com a máxima atenção o sacerdote em cada uma das orações e ações do Sacrifício Eucaristico;
3. Meditar a Paixão e morte de Jesus Cristo e detestar, de todo o coração, os pecados que Lhe deram causa;
4. Fazer a comunhão sacramental, ou ao menos a espiritual, durante o tempo em que o sacerdote comunga e distribui o Santíssimo Sacramento


Que é a Comunhão espiritual?
A Comunhão espiritual é um grande desejo de se unir sacramentalmente a Jesus Cristo, dizendo por exemplo: "Meu Senhor Jesus Cristo, eu desejo de todo o meu coração unir-me a Vós agora e por toda a eternidade"; e fazendo os mesmos atos (fe e devoção) que se fazem antes e depois da  Comunhão sacramental.

Impede ouvir a Missa com fruto a recitação do Rosário ou de outras orações durante o Santo Sacrifício?
A recitação destas orações não impede ouvir com fruto a Missa, desde que haja um esforço possível de seguir as cerimônias do Santo Sacrifício. O ideal é chegar mais cedo à igreja e recolher-se em oração e silêncio diante de Deus e ai sim rezar terço meditando os mistérios do rosário ou cuidar de outras devoções.  Alguns fiêis costumam rezar uma das horas canônicas do Oficio Divino (Liturgia das Horas).

É coisa boa também rezar pelos outros, quando se participa da Santa Missa?
É coisa boa rezar também pelos outros. Durante a Santa Missa é o mais oportuno para rezar pelos vivos e pelos mortos.

Terminada a Missa, que se deve fazer?
Terminada a Missa, devemos dar graças a Deus por nos ter concedido a graça de assistir a este grande sacrifício e pedir-Lhe perdão das faltas cometidas enquanto a assistíamos, muitas vezes estamos distraídos com os outros ou ficamos desatentos...são falhas que precisam ser corrigidas, é necessário maior atenção. É preciso lembrar que o que ouvimos durante a Eucaristia deve ser posto em prática.

( Fonte: Catecismo Romano e Documentos Pontificios)
Share on Google Plus

Sobre os comentários no site da Congregação Mariana da Anunciação - Santos - SP

Caso deseje comentar, utilize a caixa de comentários do Facebook, logo abaixo. Não serão permitidos comentários ofensivos ou contrários à fé católica. Salve Maria!
    Blogger Comment
    Facebook Comment