A CONSTRUÇÃO DA PARÓQUIA SANTA MARGARIDA MARIA, EM SANTOS-SP (1965-1968)

A Igreja Santa Margarida Maria (Pr. Júlio Dantas, 45 - Santos - SP, 11085-605), foi construída entre 1965 e 1967 pela Congregação Mariana da Anunciação. A construção ficou a cargo de uma comissão de congregados para, sob a direção do Pe. João da Silva Passos, S. J. Esses congregados são: Comendador Ennio Emmerich de Sousa, Sinésio de Andrade Fernandes, Dr. Manoel Garcia Villarinho, Comendador Vicente Severiano Morel, Dr. Afonso Bernardo Fernandes Vitali, José Teixeira Coelho e Milton Evangelista de Almeida. O projeto, trabalho do engenheiro Dr. Benedito Calixto de Jesus Neto, posteriormente recebeu a colaboração do Dr. Nelson de Barros Camargo e a construção ficou a cargo do congregado Dr. Roberto Machado de Almeida. Após a conclusão da obra, a Congregação Mariana entregou, em 1968, a igreja à diocese, que colocou como primeiro pároco o Con. Paulo Horneaux de Moura. Imagens do acervo da Congregação Mariana da Anunciação - Santos-SP.

Texto publicado na Revista Comemorativa do Jubileu de 50 anos da Congregação Mariana da Anunciação (1966) sobre a Igreja Santa Margarida Maria, em Santos-SP:

NASCE UMA PARÓQUIA

Um grupo de alguns dos mais antigos membros da Congregação Mariana da Anunciação, considerando a grande falta de igrejas em Santos e face ao rápido crescimento da população, principalmente nos bairros proletários, decidiu trabalhar no sentido de erigir um templo católico na zona noroeste da cidade. 

Sabedor da idéia, S. Ex. Revma. D. Idílio José Soares, bispo diocesano, aprovou-a Incontinenti e formou uma comissão de congregados para, sob a direção do Pe. João da Silva Passos, S. J., levar adiante o empreendimento. Esses congregados são: Comendador Ennio Emmerich de Sousa, Sinésio de Andrade Fernandes, Dr. Manoel Garcia Villarinho, Comendador Vicente Severiano Morel, Dr. Afonso Bernardo Fernandes Vitali, José Teixeira Coelho e Milton Evangelista de Almeida.

O LOCAL

De início, a Comissão conseguiu adquirir, com seus próprios recursos e com o auxílio de outros elementos de boa vontade, uma área de terreno.com cerca de 3.000 m², magnificamente localizada no bairro de Areia Branca com frente para a Av. Nossa Senhora de Fátima, lado para a rua Jovino de Melo e fundos para a Rua Tenente Garofalo. 

A natureza do terreno, mangue em toda a extensão, exigiu um estaqueamento de 26 metros de profundidade, totalmente de trilhos usados. Foram consumidos 330 trilhos, num total de 82 toneladas e meia, custaram onze milhões de cruzeiros.

O estaqueamento para a fundação da igreja

O QUE SERÁ

A planta, já aprovada pela Prefeitura Municipal de Santos, é trabalho do engenheiro Dr. Benedito Calixto de Jesus Neto, que posteriormente recebeu a colaboração do Dr. Nelson de Barros Camargo. 

A construção estará a cargo do congregado Dr. Roberto Machado de Almeida. Estão previstas as seguintes dependências: Igreja matriz, com o nome de Igreja de Santa Margarida Maria Alacoque, com capacidade para 800 a 1.000 pessoas; salão paroquial para reuniões sociais e instrução cívica e religiosa, sobrado com dependência, na parte térrea, para ambulatório e obras de assistência material aos pobres, residência paroquial, escola noturna para meninos pobres, nos moldes da Escola Noturna Santo Inácio.

A maquete do projeto original, do Dr. Benedito Calixto de Jesus Neto e Dr. Nelson de Barros Camargo

PARÓQUIA 

Conforme entendimentos havidos entre a autoridade diocesana e o Revmo. Pe. Antonio Aquino, Provincial da Companhia de Jesus, a igreja ficará a cargo e sob a direção dos Revmos, padres Jesuítas, estando quase certa a criação da Paróquia de Santa Margarida.

No dia 6 de junho de 1965, ao início dos trabalhos de fundação, D. José Soares lançava a pedra fundamental da importante obra. É grande a esperança dos congregados, e para tanto se empenharão a fundo, que em futuro muito breve ela seja uma realidade. •


A igreja sendo construída.

N. E.: O projeto posto em prática não foi o inicial, porém a diocese ganhou, em 21 de maio de 1967, um domingo, às 10 horas, com bênção do então bispo diocesano d. David Picão, uma nova igreja.


Ata da reunião de diretoria de 19/05/1967 registrando que a respeito da inauguração da Igreja, que se daria no domingo seguinte (21 de maio de 1967), era o assunto principal da reunião e que "Todos os possíveis detalhes foram examinados e diversas providências distribuídas"

A igreja em fase final da construção, fotografada no dia 20/02/1967.

MAIS IMAGENS DA CONSTRUÇÃO DA IGREJA SANTA MARGARIDA MARIA PODEM SER VISTAS CLICANDO AQUI.