Seu Reino não é deste mundo


Mariana Maia, aspirante da CM.

Depois da multiplicação dos pães, o Senhor retirou-se para o monte, fugindo da pretensão do povo de erguê-lo como autoridade política. Dirigiu-se ao monte, lugar de encontro com Deus, indicando a origem de Sua missão. Diante de Pilatos, afirmou claramente que Seu reino não é deste mundo (Jo 18,36).

Quem estuda a Doutrina Social da Igreja e encanta-se com sua sabedoria tem o desejo de aplicá-la, apesar de serem muitos os obstáculos. Seria um sonho instaurar o Reinado Social de Cristo, e a boa notícia é que podemos começar em instâncias menores como a amizade entre famílias, as ruas e os bairros. O Senhor disse que o Reino de Deus está no meio de nós (Lc 17,21). Precisamos que Jesus reine primeiro no nosso coração para que possamos externar essa vida nova que Ele traz.

Mas, como já dito, encontraremos adversidades. Imagine dizer a alguém que você deseja que os valores cristãos sejam adotados pela sociedade, inclusive aqueles considerados politicamente incorretos e os que comprometem e exigem uma mudança de estilo de vida. Os devotos do Estado laico esbravejarão. Os polos ideológicos que dividem o povo (incluindo o Centro) hão de criticar, pois a DSI desagrada-lhes em certos aspectos. Os inimigos da fé católica farão de tudo para atrapalhar e tripudiarão de nós quando alguma de suas iniciativas mesquinhas e anticristãs for aprovada.

Pois bem, mesmo perdendo, temos oportunidades de vitória. Nossa fé vence o mundo (1 Jo 5,4). Ainda que não reconquistemos nossa pátria de forma "oficial" para Cristo, se trabalharmos pela conversão dos pecadores, será uma grande alegria para o Senhor. "A oração é a chave que abre o coração de Deus", dizia São Pio de Pietrelcina. E Nossa Senhora, em Fátima, recomenda fazer sacrifícios pelos pecadores. Temos os meios sobrenaturais para nos ajudar na batalha.

Até o fim do mundo (ou de nossa vida), seguiremos lutando nestas duas frentes: a espiritual e a social, sem descuidar da própria santificação. Um Reino glorioso nos espera; há uma morada preparada por Jesus para nós (Jo 14,2).

Salve Maria!